Entre no menu “Fiscal” e selecione “Operações fiscais”. O sistema irá listar as operações fiscais que já vem cadastradas, uma para cada estado.
Você deve editar e salvar cada uma dessas operações fiscais, preenchendo com os dados que o seu contador irá fornecer.
Operação: escolha qual a operação que se enquadra a sua operação e as informações de impostos que você irá preencher. Sugerimos utilizar a opção Vendas de Mercadorias e Serviços como padrão inicial do sistema.
Grupo tributário: selecione um dos grupos tributários que você criou no submenu Grupos Tributários.
Destino Estado: informe a qual estado se refere a operação, ou seja, para qual estado de destino você esta cadastrando os impostos. Aconselhamos que você crie ao menos uma operação para cada estado.
Definições PIS
Situação do PIS: escolha qual será a situação tributária de PIS quando sua empresa realizar vendas para o estado de destino selecionado acima.
Caso você selecione uma situação que tenha este imposto, abrirá um campo ao lado para que você informe a alíquota para o PIS.
Definições COFINS
Situação do COFINS: escolha qual será a situação tributária de COFINS nas suas notas de venda.
Caso você selecione uma situação que tenha este imposto, abrirá um campo ao lado para que você informe a alíquota para o COFINS neste estado.
Definições ICMS
Situação Tributária: escolha qual a Situação Tributária de ICMS para o estado de destino.
Conforme a situação selecionada, abrirão outros campos que são necessários para complementar aquela situação. É importante que você preencha todos os campos para que a nota seja gerada corretamente. Caso tenha alguma dúvida no preenchimento das informações, consulte seu contador. Estes campos referem-se à alíquota utilizada no cálculo do imposto, ao MVA, bem como as informações sobre a Substituição Tributária.
Definições CFOP.
Nesta aba você deve adicionar todas as CFOPs utilizadas nas notas fiscais emitidas para o estado selecionado anteriormente. Você pode buscar a CFOP pelo seu código ou nome no campo CFOP e depois de selecioná-la clique em Adicionar CFOP. Lembre-se que há diferenciação do código de CFOP para entradas e saídas, dentro do Estado ou fora do Estado de origem da operação.
Após cadastrar todos os campos, clique no botão Salvar.
No cadastro de produto, há o campo “Grupos tributários”, que são como “Tipo” de Operação Fiscal, associando o produto à operação fiscal do estado correspondente. Quando for cadastrar produto, insira o grupo tributário correspondente para que o sistema calcule automaticamente os impostos do mesmo nos documentos fiscais.