Contabilidade: Problema ou solução?

Contabilidade: problema ou solução? É necessário levar em conta pelos gestores antes que possamos conseguir essa resposta.

Transmitir apenas a responsabilidade para o serviço de contabilidade e se omitir pode ser um erro grave.

Saiba que ambos, gestor e serviço de contabilidade, possuem responsabilidades. Precisamos saber até que ponto podemos efetivamente cobrar e quem é responsável, assim com quais as circunstâncias que acontecem no dia a dia da empresa que possam envolver riscos e causar problemas. Afinal, o conhecimento também é uma coisa que precisa ser gerenciada dentro de uma empresa.

A verdade é que, antes de definir se a contabilidade é um problema ou solução, nenhuma empresa anda sozinha neste quesito.


Para que a sua empresa e negócio possa funcionar adequadamente, o ideal é que os gestores possam focar seu tempo no que sabem fazer de melhor. O ideal é que ele seja capaz de oferecer produtos e serviços, terceirizando demandas que não estão ligados à sua atividade fim, mas que são de fundamental importância.

Um exemplo é a sua relação com sua contabilidade. A relação entre empresa e o seu serviço de contabilidade precisa ser transparente, além de ser organizada. Afinal, ambos são responsáveis pelas prestações de contas no que diz respeito a parte legal do negócio.

Não é porque o serviço de contabilidade é terceirizado que isto isenta o gestor em relação à responsabilidade e a responder por quaisquer irregularidades neste setor. Por isso, não negligencie essa parte do seu negócio.

Diferenças

 

Algumas responsabilidades do setor contábil já são pré-delimitadas pelo CRC, o Conselho Regional de Contabilidade. Já em relação ao gestor, se aplicam as normas gerais em termos de administração de empresas no Brasil.

Responsabilidades do contador

O contador, por exemplo, possui responsabilidades tributárias, civis e criminais. Na responsabilidade tributária a legislação informa que o contador será responsável juntamente com o seu cliente, por quaisquer atos que envolvam a falsificação de documentos ou por quaisquer irregularidades que tenha como objetivo burlar a apuração de tributos.

O contador também é responsabilizado por falsificar notas fiscais, fraudar a fiscalização tributária e até prestar declarações que sejam falsas.
Este tipo de infração pode gerar multa ao profissional de contabilidade, além da própria prisão.

Responsabilidades compartilhadas

Quanto à responsabilidade civil, o contador, juntamente com o cliente, deverá assumir a responsabilidade por quaisquer atos dolosos a terceiros.

Caso o contador cometa um erro que prejudique o seu cliente (no caso, a empresa que o contratou), também será considerado uma infração. Caso típico por exemplo, seria a realização de um balanço realizado com erros técnicos. Nestes casos, é determinado um prazo de até cinco anos para que haja a reparação dos danos causados pelos seus serviços.

Já na parte criminal, o contador será responsabilizado pela integridade de quaisquer documentos contábeis que são de sua posse. São eles, por exemplo:

  • livros mercantis;
  • documentos que referencias a obrigação do seu cliente junto a previdência social;
  • quaisquer falsificações de quaisquer um destes documentos (que caracteriza infração penal).

Responsabilidades do gestor

Assim como o contador, o gestor é legalmente responsável pelas prestações de contas e poderá responder pelas mesmas, também possuindo responsabilidades nas áreas tributárias, civil e criminal.

Na área tributária, o gestor é o responsável por todos os erros, omissões e falhas cometidas pela parte fiscal da contabilidade, bem como pela falta de cumprimento das obrigações que a legislação exige das organizações. Pela parte civil o gestor é responsável por responder por quaisquer prejuízos causados a terceiros, pelos motivos de falhas e omissões da contabilidade.

Já na parte criminal, o gestor é responsável se tentar enganar os órgãos de fiscalizações no ato de recolhimento de tributos, sejam eles dolosos e ou culposos.

Assim, ao transferir a responsabilidade para o serviço de contabilidade e se omitir é um ato falho, pois mostra descuido do gestor com a sua empresa.

Por fim…

A contabilidade pode sim ser um problema, mas também solução. Porém, para que ela seja uma solução de fato efetiva, procure e pesquise os serviços de contabilidade confiáveis disponíveis no mercado em que atue.

Tente se informar sobre aqueles que de fato irão trabalhar nesta área no seu negócio. Procure se capacitar para ENTENDER mais sobre o tema, pois você como gestor não pode e não deve ficar como sujeito passivo desta relação. E mais: cobre e exija as entregas dos serviços de forma sistematizada.

Lembre-se: um serviço de contabilidade pode e deve ser uma grande solução para a sua empresa e negócio.

Outros Artigos

Abrir Chat
EPAR
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar?