As melhores Perguntas

“Julgue um homem por suas perguntas e não por suas respostas”.
Voltaire

Já notou como os grandes líderes fazem as melhores perguntas?

Um líder se sentará em uma reunião, ouvirá atentamente o diálogo e, com o timing certo, fará uma pergunta que irá alterar o teor, o foco e o desempenho de toda a equipe.

Ver um líder experiente fazer perguntas é como assistir a um grande músico, que sabe exatamente qual a nota tocar. Na minha opinião, esta habilidade rara é a arte de desempenhar este papel no mundo dos negócios, cada vez mais escassa.

Eu espero ser esse tipo de líder e espero que, com a idade e a experiência, acabe por ter a sabedoria e o tempo para usar menos oxigênio e obter maiores resultados.

Da minha experiência, muitas das melhores questões giram em torno de fazer as perguntas que podem gerar o melhor resultado desejado, com as pessoas com as quais estamos envolvidas, as perguntas precisam ser feitas, buscando desempenhar e levando em consideração a “provocação” e o instigamento necessários para que a equipe possa alcançar seus objetivos.

Pergunta 1: Isso é urgente ou essencial?
As questões urgentes têm uma maneira de entrar no caminho do essencial. Por exemplo, você e sua equipe verificam os e-mails pela primeira vez na manhã e a partir destes, podem ter questões essenciais, mas, na realidade, pode não ser tão importante. Existe uma crescente escola de pensamento que, se você começar a cada dia, derrubando uma ou duas das coisas mais essenciais na sua lista (antes que as questões urgentes ocorram), você terá sucesso. Como líder, definir o contexto em torno do que é super importante em relação ao que se sente importante na ocasião é uma ótima coisa para questionar.

Pergunta 2: O que você deve parar de fazer?
Para ter tempo para se concentrar no essencial, você deve eliminar as atividades menos importantes e distrativas que ocupam seu tempo.
A sua equipe tem uma lista de “parar de fazer”? Ajudar as pessoas a tomar consciência do que eles podem parar de fazer primeiro, lhes permitirá mais tempo e energia para se concentrar na lista essencial de “fazer”.

Pergunta 3: O que o faz sentir mais forte?
Aqui está um segredo bem guardado: grandes líderes sabem o que eles sugam. Mais importante, eles sabem como encontrar parceiros de trabalho com poderes de super-heróis que disfarçam essa sugestão através da delegação magistral, dando assim tempo e energia para se concentrarem em seus pontos fortes.
Só porque você pode gerenciar um projeto, dirigir, criar o novo gancho de marketing e recrutar pessoas boas, não significa que você é apaixonado e, por isso, tem o potencial de ser ótimo em todos os itens acima.

Se seus amigos ou companheiros de equipe pensam que são bons em tudo, a falta de consciência e ou humildade conspirará para que sejam um desastre.
Fazer perguntas que ajudem a concentrá-las em suas paixões e pontos fortes é um presente.

Pergunta 4: O que podemos estar perdendo?
Os grandes líderes estão abertos ao fato (e é um fato) de que eles estão perdendo alguma coisa, seja em novas ofertas de serviços, constituindo a equipe de liderança sênior ou “simplesmente” nos pressupostos que estão fazendo sobre o ambiente competitivo.

Pressionar a equipe para considerar que nós podemos estar perdidos, demonstra a humildade, a consciência e a abertura para a possibilidade.
Onde quer que você encontre uma cultura inovadora, você encontra líderes fazendo essa pergunta.

Resumindo…

A maneira como você faz perguntas é extremamente importante. Ao iniciar perguntas com “Como” ou “Desejo” e concluí-las com o desafio que você não consegue descobrir, por exemplo, “Eu queria saber como obter essa ideia através de nossos obstáculos legais”, você está modelando uma ótima liderança.
Por quê? Porque os grandes líderes compartilham humildemente seus maiores desafios com seus times e pedem-lhes para ajudá-los a resolvê-los.

Outros Artigos

Abrir Chat
EPAR
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar?