Líder e chefe: qual é a diferença entre eles?

Se você quer ser o pivô do sucesso da sua empresa, não basta só ser chefe, é preciso ser líder. O mundo e o mercado vem sofrendo inúmeras transformações com o passar dos últimos anos, e com certeza, uma das principais diferenças foi passarmos a enxergar que se desejamos mudanças extraordinárias, precisamos de pessoas extraordinárias. 

Não vale só fazer “o de sempre” ou o esperado para que o seu negócio e a sua gestão darem certo. Você precisa se destacar com uma boa liderança!

O que é um líder

Em primeiro lugar: o que faz um líder? Bem, quem lidera não é somente a pessoa que está a frente. É a pessoa que progride e traz os outros junto com ela. Segundo definição do Oxford Languages, um líder é 

“pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras.”

 

Liderar não significa mandar nas pessoas. Significa que, por vontade própria, elas te seguem por confiar em você e na sua capacidade, e se espelham nas suas ações e visão para alcançar resultados dentro do contexto que vocês encontram. 

O que difere um líder e um chefe

Um chefe é alguém que possui poder e influência autocrática, ou seja: as pessoas os obedecem por seguirem uma hierarquia. Isso não significa que é ruim que você seja um chefe, mas pensando bem: é só isso que você quer ser? Você quer que as pessoas apenas te obedeçam ou também que te escutem? 

É aí que entra a diferença fundamental entre um líder e um chefe: ser ouvido. Ser ouvido implica em diálogo, em compreensão mútua. Um chefe não é qualquer um, mas qualquer pessoa pode se tornar um líder: desde o gestor propriamente dito a até mesmo o estagiário. 

Um líder inspira, motiva e é seguido e ouvido. É a pessoa que incentiva bons resultados, caminhos e atitudes. Já um chefe é obedecido. Por isso, nem todo chefe é um líder! 

Por que ser um líder?

1. Reter 

Existe um ditado que diz que “ninguém é insubstituível”. Isso pode até ser verdade em alguns pontos, mas também é fato que pessoas “indo e vindo” geram um impacto. Afinal, você quer que a sua empresa seja um lugar onde as pessoas sonham em trabalhar ou só mais uma “parada” na jornada? Pense nisso!

Se você quer construir uma relação sólida, de respeito e apoio mútuo  em seus colaboradores, seja um bom líder. Fazer isso gera senso de pertencimento e colaboração, o que é fundamental para que qualquer trabalho em grupo dê certo. 

Afinal, por mais que você chefie a sua empresa, com certeza você não pode cuidar dela sozinho. Inspirar pessoas é não só uma ótima forma de mantê-las por perto, mas também é uma maneira de construir relações duradouras e recompensadoras. 

Além disso, sendo líder, você é necessário. As pessoas vão buscar te ouvir, vão te reconhecer e, principalmente, vão crescer junto com você.

2. Concorrer

Hoje em dia, provavelmente existe alguma coisa que se propõe a fazer o mesmo que você faz. Quer um exemplo? Imobiliárias. Com certeza você concorre com alguém. Mas isso não quer dizer que, por ter concorrência, você vai perder ou ser prejudicado. A concorrência te incentiva a se destacar.

Para ser melhor e diferente, você tem que seguir essas duas palavras ao pé da letra: fazer a mesma coisa que todos os do seu setor fazem não vai te ajudar. Por isso, uma boa gestão é necessária, para alcançar não só resultados, mas também diferenciais. 

É aí que entra o líder: escutando e guiando, essa pessoa é capaz de encontrar com a sua equipe novos caminhos diferentes e criativos, que com certeza promovem o destaque do seu negócio e de todos que participam dele.

3. Mudar

Quem não muda, fica para trás. Imagine por exemplo uma empresa funcionando com os mesmos moldes hierárquicos do início da revolução industrial: não ia dar certo, concorda? Soa até absurdo. É justamente pela mudança que sabemos que não só esse mas também outros modelos são ultrapassados. 

Com certeza, quando você já questionou alguma prática ou processo que enxergava como ineficaz dentro de uma empresa você já deve ter ouvido “sempre foi assim” ou justificativas do tipo. Mudanças são necessárias para evoluirmos, e só um líder pode incentivá-las!

Como se tornar um líder

Não vamos te dizer que é fácil ser um líder. Mas não precisa ser. Um líder não nasce assim, mas se torna. É por isso que, um dia de cada vez, você pode melhorar para ser aquilo que você sempre buscou. 

Segundo Warren Bennis, consultor organizacional e um dos pioneiros nos estudos acadêmicos sobre a liderança:

“O mito da liderança mais perigoso é que os líderes nascem assim – que existe um fator genético para a liderança. Isso é um absurdo; na verdade, a verdade é o oposto. Os líderes são feitos, em vez de nascidos”

 

Você pode começar exercitando as suas soft skills com o passar do tempo, aprendendo a ser uma pessoa mais assertiva, aberta e complacente. Além disso, exercite sua confiança e delimite bem aquilo que você pode fazer e o que você pode delegar para exercitar o potencial da sua equipe. 

Quem afirma isso é outro grande líder, Theodore Roosevelt, famoso presidente americano: 

“O melhor executivo é aquele que tem o bom senso de escolher bons homens para fazer o que ele quer que seja feito, e autodomínio suficiente para não se meter com eles enquanto eles fazem isso”

Uma liderança adequada promove uma maior produtividade, um ambiente de trabalho seguro e, naturalmente, resultados. Para chegar lá, você deve dar um passo de cada vez, mas não se preocupe: a EPAR te ajuda em seu caminho!

Outros Artigos

Abrir Chat
EPAR
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar?