+55 (31) 3615-4004

Se considerássemos a gestão de pessoas como um sistema linear de processos, começaria com a aquisição de talentos e a construção de equipes eficazes. Conhecer o propósito de cada cargo e de todos os membros que estão na empresa é a chave para o sucesso.

Depois de integrar o talento mais adequado, o próximo passo é treinar e ajudar a evoluir em seus conjuntos de habilidades para atender às necessidades de mudança dos negócios. Investir em seu desenvolvimento também cria mais lealdade e comprometimento. Ademais, criar a estrutura de equipe certa ainda envolve a criação de processos, limites e uma estrutura robusta de funcionamento.

A gestão eficaz de pessoas engloba a compreensão dos indivíduos que compõem a organização – suas personalidades, motivações e objetivos pessoais e de carreira. A empatia, a escuta ativa e a abordagem correta, levam a um entendimento mútuo mais profundo. É importante entender que as pessoas são diferentes e têm características e predisposições distintas. Para estabelecer um tom de respeito, lealdade e comprometimento dentro da organização, a gestão de pessoas precisa se concentrar na otimização destas diferenças.

Como o empresário se comunica em equipe, afeta diretamente o trabalho do mesmo.  Os canais abertos de comunicação e feedback fornecem uma ferramenta eficaz para gerenciar melhor as pessoas. Para além disso, o formato e a cultura de comunicação predominantes em uma organização também são um elemento-chave na percepção de que um funcionário tem uma visão geral da qual ele faz parte. Se a comunicação é importante o suficiente para controlar como as pessoas se sentem no trabalho e sobre o trabalho, é importante o suficiente para ser um critério-chave para o gerenciamento eficaz de pessoas.

Atualmente, com a ampla variedade de ferramentas de colaboração disponíveis no mercado, organizações e gerentes podem garantir que o compartilhamento e a delegação conduzam aos melhores resultados. Visando agregar valor ao processo de trabalho e à vida dos funcionários, além de multiplicar a eficácia da equipe, é necessário que as pessoas recebam responsabilidades que possam alcançar, e alcançar com a colaboração efetiva da equipe.

A inexistência dos itens relacionados acima pode e deve causar transtornos, problemas e principalmente conflitos. Nesse sentido, o que podemos fazer com a nossa experiência e vivência na área é, primeiro, buscar entender a causa e não o problema que muitas das vezes é reportado; segundo, verificar se houve atuação pró-ativa em prol da resolução da questão; caso contrário,  buscar implementar isso o mais rápido possível.

Por fim, se de alguma forma ainda que se tenha feito as ações propostas, é importante verificar o propósito da organização, certificar-se de que a mesma possui claramente um manual de cargos e funções e se, de fato, descreve as características fundamentais para cada ocupação. Se ainda assim os problemas persistirem, é importante criar um canal direto de comunicação, a fim de “desafogar” as demandas, angústias e situações.

Buscar entendimento, ter empatia e atuar nas causas é fundamental quando tratamos de criar e ter um clima organizacional à altura de um bom convívio entre todos aqueles que orbitam a organização. Isso se reflete dentro, mas principalmente para fora do negócio.

Referência: revistapreven.org

Abrir Chat
EPAR
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar?