+55 (31) 3615-4004

BPO: saiba o que é, vantagens e como aplicar na sua empresa

Para a maioria das organizações e líderes, se manter integrado com todos os processos e resultados das empresas é um grande desafio. Entre as inovações, serviços e estratégias que estão no mercado e visam sanar essa dor, está o BPO (Business Process Outsourcing).

Dentre todos os tipos de gestão necessárias para o bom funcionamento de empresas e negócios, a gestão empresarial costuma ser o maior foco dos empreendedores, gestores e líderes. Isso acontece porque ela agrupa todas as atividades e estratégias essenciais para a rotina e crescimento da empresa, como a gestão financeira, contábil, jurídica e de inovação, por exemplo. 

Para executar com excelência as estratégias e operações de todas essas atividades essenciais, é necessário que a empresa disponha de muitos recursos e tempo. Quando empresas encontram dificuldades na execução desse volume de tarefas ou percebem que precisam focar estrategicamente em sua atividade-fim, o BPO pode ser uma solução adequada. 

Neste artigo você saberá o que é, quando, porque e quais as vantagens de se contratar um BPO para a sua empresa. 

O que é BPO? 

o-que-e-BPO

A sigla em inglês significa Business Process Outsourcing, e nada mais é do que a terceirização de processos referentes a execução de tarefas de determinadas áreas de uma empresa. 

Ou seja, uma empresa pode contratar uma outra empresa especializada na prestação de serviços contábeis ao invés de ter um contador e montar toda uma estrutura interna para a criação de um setor de contabilidade, por exemplo. Ao fazer isso, ela está realizando um BPO (repasse de atividades e processos) da gestão contábil  de sua empresa. 

Através do BPO várias atividades empresariais podem ser terceirizadas como: gestão financeira, jurídica, contábil, TI, dentre outras. 

Quando e por que contratar um BPO? 

Toda empresa precisa focar no seu core business, ou seja, na atividade principal do seu negócio, que é responsável por gerar lucros e a razão pela qual a empresa e todos os seus processos existem. 

No entanto, nenhuma empresa trabalha e gerencia apenas o seu negócio principal. O negócio de uma escola, por exemplo, não é finanças ou soluções jurídicas. Contudo, ela precisa dessas atividades acontecendo internamente para poder gerenciar o pagamento de alunos, investir em estrutura e pagamento de seus funcionários, cumprir medidas jurídicas para com os seus clientes e funcionários, dentre outras necessidades.

Logo, uma empresa pode contratar um BPO quando precisa delegar atividades “secundárias” para focar no seu negócio principal, quando a sua estrutura não suporta o volume desses processos ou por outros motivos estratégicos que devem ser avaliados internamente. 

Quais as vantagens do BPO?

vantagens-do-BPO-empresa

Contratar um BPO pode ser interessante para empresas porque além de liberar gestores e líderes para focar em tarefas que impactem diretamente no sucesso do negócio, proporciona inúmeras vantagens. 

Confira abaixo alguns dos principais benefícios que o BPO pode trazer para a sua empresa:

  • Redução de custos

Quando se fala em redução de custos em BPO não é apenas pela demanda terceirizada não exigir uma estrutura física e gastos com maior número de funcionários e benefícios. 

Com a delegação de atividades contábeis e financeiras, por exemplo, sua empresa terá especialistas focados em áreas específicas que trazem consigo um amplo conhecimento técnico e de mercado.

Dessa forma, esses profissionais conseguem realizar uma análise focada na redução de custos, otimização de processos que tragam ganhos e estratégias que proporcionem maior rentabilidade. 

  • Aumento da produtividade

Ao delegar demandas burocráticas e rotineiras, transferindo-as da sua equipe para uma empresa de BPO, você libera sua equipe para concentrar seus esforços em atividades estratégicas sem sobrecarregá-la. 

Com isso, a entrega das atividades principais será feita com maior qualidade e rapidez. 

  • Suporte técnico especializado em diversas áreas

Nem sempre as empresas conseguem assumir os custos de estabelecer internamente todos os tipos de gestão necessárias, tendo que escolher em quais setores e profissionais investir e distribuir as sobrecargas de outras tarefas entre os seus colaboradores e gestores. 

Com a contratação de um BPO é possível contar com diferentes serviços e profissionais capacitados para todas as demandas que sua empresa precisar com menor custo e maior agilidade. 

  • Crescimento de mercado

Como dito anteriormente, uma das vantagens do BPO é a liberação de tempo e recursos para que os gestores e líderes possam focar na atividade principal da empresa. 

A partir do momento que há uma visão estratégica e investimento nas atividades centrais de uma empresa, ela passa a conseguir agregar diferenciais competitivos e aplicar ações de melhoria em processos, serviços e demais entregas. 

Tudo isso faz com que empresas ganhem espaço, referência e cresçam no mercado. 

Quais são os cuidados antes de contratar um BPO? 

O modelo BPO pode ser vantajoso para empresas de diferentes portes e segmentos, desde que haja uma análise prévia das necessidades, gestão orçamentária e objetivos da sua empresa. 

Confira os principais pontos de atenção ao se contratar um BPO:

  • Integração e comunicação

Para viabilizar que a execução de tarefas operacionais e burocráticas cotidianas aconteçam fora da sua empresa, é importante garantir a  integração e comunicação clara entre a empresa contratante e a prestadora dos serviços especializados. 

Com isso, é possível evitar lacunas em processos, retrabalhos e impacto negativo na entrega ao cliente final. 

  • Segurança e privacidade de dados

Ao delegar operações e atividades a uma empresa de BPO, você precisará fornecer dados que até então ficavam retidos internamente. Por isso é importante que ambas as empresas invistam em segurança de dados e escolham com cautela os meios e plataformas de compartilhamento de dados e documentos. 

  • Controle e conhecimento dos processos

Terceirizar processos e atividades da sua empresa não deve fazer com que você perca o controle e a ciência de como todos os processos e ações que envolvem o seu negócio estão sendo feitos.

Para isso, vale ressaltar mais uma vez a importância da comunicação entre a empresa contratante e a prestadora de serviços BPO. A transparência e documentação das atividades e processos também é extremamente importante para mapeamento, registros e consultas futuras.  

O que fazer antes de contratar um BPO? 

contratar-um-BPO

Identificou no modelo BPO uma oportunidade para otimizar os resultados e processos da sua empresa? Antes de tudo, é necessário que a transição dessas atividades aconteça de forma segura e assertiva internamente. 

Sendo assim, antes de contratar um BPO se atente a alguns passos e análises como:

  • Identificar os processos e atividades secundárias da sua empresa que podem ser delegadas;
  • Estude e avalie quais serão as alterações internas que deverão acontecer antes, durante e após a contratação de um BPO;
  • Pesquise e analise com cuidado qual empresa especializada contratar, bem como os custos desse contrato de serviços em comparação com os custos atuais de executar essas tarefas internamente;
  • Defina os objetivos e resultados que pretende obter com o BPO;
  • Avalie e trace junto a empresa de BPO como alcançar esses objetivos.

Traga o BPO para a sua empresa e otimize seus resultados

O grupo EPAR está a quase uma década atuando com excelência no mercado de BPO. Através da experiência e capacitação de nossos profissionais, ajudamos empresas de diversos segmentos em todo o Brasil a otimizar os seus resultados, focar em seu verdadeiro negócio e crescer no mercado.

Conseguimos unir expertise, integração de processos, pessoas e tecnologia porque a gestão está em nosso DNA e através dela ajudamos empresas a inovar e crescer. 

Conheça os serviços de gestão oferecidos pela EPAR e transforme os processos da sua empresa:

Acompanhe as redes sociais do grupo EPAR e tenha acesso a conteúdos e informações sobre gestão e empreendedorismo:

Outros Artigos

Abrir Chat
EPAR
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar?