Fazer ou delegar: como tomar essa decisão?

O ano de 2022 acaba de começar, e as metas de ano novo são a tradição que quase sempre está presente não só na vida pessoal, mas provavelmente também na sua empresa. Com certeza, você busca muita mudança – um dos principais desafios da gestão.  Mas como anda seu planejamento? Quem vai executar tudo isso que você almeja?  É aí que entra a necessidade de decidir se você vai fazer ou delegar tudo aquilo que você planejou.  

Afinal de contas, por onde começar? 

A primeira parte de qualquer mudança, deve ser, naturalmente, o planejamento. Entender o que você precisa, quais são os pontos em que você vai bem e em quais pontos que você necessita melhorar, mas principalmente: o que você é capaz de fazer.  

Por mais eficiente que você seja como gestor, é natural que às vezes você não dê conta de tudo, e isso não é um problema! O problema é não saber reconhecer isso: outro dos principais desafios da gestão.  

Muitas vezes, sentimos que não possuímos “braços” para fazer todas as tarefas a que nos propomos, e é aí que entra a necessidade de delegar. Precisamos saber escolher a quem vamos atribuir a tarefa de jogar em nosso time.

Um bom gestor de verdade consiste nisso: aquele que sabe suas fraquezas, mas é capaz de supri-las delegando a quem consegue auxiliá-lo de maneira correta e adequada. E isso quem afirma não é a EPAR, mas um dos mais brilhantes gestores e gênios que o mundo já viu. Nas palavras de Steve Jobs 

“Concentre-se naquilo que você é bom, e delegue todo resto” 

Fazendo acontecer

Agora é a hora de você decidir o que vai fazer ou delegar. Tomando essa atitude, o principal que você vai realizar é dar espaço para entregar o melhor de si enquanto gestor. Afinal, você vai se dar a oportunidade de executar aquilo que sabe ser o melhor para a sua empresa, enquanto outras pessoas cuidam do resto.  

Isso te poupa e garante que você tenha o recurso mais valioso que a sua empresa necessita: o seu tempo. Por isso, priorize tudo aquilo que depende única e exclusivamente de você, e delegue o que sobrar.  

Mas antes de decidir isso, pense bem: o que você faz realmente precisa ser feito só por você? Enquanto você cuida de detalhes menores, decisões deixam de ser tomadas, problemas ficam sem solução e, principalmente, pessoas que precisam da sua liderança são deixadas de lado.  

Um gestor possui uma rotina repleta de desafios, e é a forma que ele os enfrenta que conduz a sua gestão ao sucesso ou não.  

E como vencer os desafios da gestão? 

Essa é a parte que vai além de saber apenas em que momento você deve fazer ou delegar algo. Envolve saber a quem confiar para compartilhar os seus problemas, e alcançar soluções.  

A EPAR fala baseada nela mesma: escolher alguém que saiba o que está fazendo, e como fazer, é algo que te gera muito mais sucesso do que terceirizar seu problema, ou achar que pode resolver tudo sozinho.  

Por essas e outras razões você pode contar com a EPAR na sua gestão. Porque fazemos tudo isso na prática, gerando anos de resultados e, principalmente, muita satisfação. Você pode se juntar a nós, mas é claro, isso vai depender apenas de você.  

O que você busca é uma gestão de sucesso? Se sim, então conte conosco! 

Outros Artigos

Abrir Chat
EPAR
Olá, tudo bem? Como podemos ajudar?